quarta-feira, 9 de julho de 2014

Especial Sobre Android - Material Adicional da Parte 1

Pessoal,

Bom dia! Após lançar o Especial Android no Curso Arduino Express, a equipe de desenvolvimento resolveu lançar uma nova versão do ADT Bundle, o que bagunçou minha aula.

Eu fui estudar as mudanças e descobri que a documentação do Android, nessa área, é bem falha! Mas primeiro vamos ver as principais mudanças, para quem chegou agora, possa baixar a versão nova do ADT Bundle e conseguir fazer a aula.

Para registrar aqui, a aula em questão é essa:

Curso Arduino Express Aula 13 - Especial Android Parte 1 (seriallink.com.br)

O que mudou? Bom, são 3 principais mudanças que precisaremos contornar, vamos listá-las:
  • Página de Download Mudou
  • Perspectiva Mudou de Lugar 
  • Instalação do SDK Manualmente

Página de Download Mudou


A página de download do ADT Bundle mudou um pouco de visual, mas conta com o mesmo botão azul, grande, para baixar o pacote. O que mudou nessa parte, que talvez confunda um pouco é que o nome do programa mudou para Eclipse ADT Bundle.

O tamanho dos arquivos para download também diminuíram, pois agora não vem mais junto no pacote o SDK da API 19. Na verdade, agora não vem nenhum SDK, vamos ver isso na instalação manual.

Perspectiva Mudou de Lugar


Essa foi a mudança que pegou mais gente desprevenida. O Eclipse, que é o ambiente onde o plugin do Android funciona, opera por "perspectivas", que alteram as ferramentas periféricas, atuando sobre menus e barras de ferramentas, além de janelas de console etc.

Para conseguir seguir as opções mostradas na aula, você precisará alterar para a perspectiva chamada Java, clicando no botão de perspectivas. Vou mostrar isso na Parte 1.1 da aula.

Alterando a perspectiva para Java, aparecem todos os menus e botões do Android, inclusive o SDK Manager, sob o menu Window.

Instalação do SDK Manualmente


Neste novo pacote do ADT Bundle, o SDK da API 19, que utilizamos na aula não veio junto no download. Precisamos baixar pelo SDK Manager. Basta selecionar o SDK e a Toolchain, conforme explicado na aula. 

Conclusão


Conforme foi falado na aula, a plataforma do Android ainda está maturando e teremos muitos episódios como esse no futuro. Basta verificar alguns links para entendermos a quantidade de atualizações que estão sendo feitas na plataforma.

Vejamos, por exemplo, o histórico de lançamentos do ADT Plugin, conforme segue:


Repare que só em 2014 já tivemos 6 lançamentos de revisões! Seis! Só em Março tivemos 3 lançamentos de versões!

O mais estranho é que nessa ultima atualização, a versão 23.0.2 (Julho 2014), uma das promessas é abrir o ambiente Java por padrão, sem precisar ativar ele, como foi mostrado na aula. Lembra que criamos um projeto e nada mudou? Precisamos clicar no botão da Perspectiva Java? Pois é, perceberam que uma das promessas era resolver isso e acho que piorou! Agora sumiram os menus! Ou seja, agora se não ativar a perspectiva, não dá nem pra acessar os menus... 

E se verificarmos as modificações do SDK Tools 23.0.2, não vemos nada de significativo...


Adicionados alguns arquivos que estavam faltando (Proguard) e o renomeamento de uma ferramenta do Lint. Era melhor eles não terem atualizado nada! Que bagunça!

Ah, sim! Falta dizer agora que a versão da API 19 que citei como mais atual, na aula, na verdade já não é mais e temos agora a API20 e o Android L, que estou estudando...

Outro problema sério que achei na comunidade de desenvolvimento Android, é a questão dos Issues. Vcs já viram esses Issues? É impossível achar alguma coisa lá! Verifiquem no link:


Este é o lugar para reportar problemas no desenvolvimento ou utilização do Android. Mas olhem a bagunça que é! Não existe como navegar nos Issues e fica difícil contribuir ou encontrar alguém que se interesse em contribuir com a plataforma, de forma séria, lógico...

Bom, vamos avançando. Estou lançando a Parte 1.1 agora, mostrando as modificações que precisamos fazer para continuar de onde paramos, na Parte 1.

Abraços, 
Renato


Nenhum comentário:

Postar um comentário