domingo, 23 de agosto de 2015

Ainda Sobre a Reserva de Mercado de Chips no Brasil

Bom dia Ministro Aldo Rebelo!

Eu sei que Vossa Excelência não entende nada de Tecnologia, por ser formado em Jornalismo, acredito que seu conhecimento nessa área da pasta que está atuando é perto da ignorância total.

Por isso, para lançar luz sobre essa cadeira que Vossa Excelência só está esquentando para um Tecnólogo de verdade, vou postar algumas informações sobre tecnologia; e quiçá inspirá-lo a conversar com alguém que entenda do assunto.

Quem sabe até por em prática algumas medidas que estamos esperando desde os anos 1980.

Algumas coisas já foram feitas, é verdade! Hoje temos isenção total na importação de livros! Isso foi uma vitória inesperada!

É o item "a" que faz parte do inciso "II" do artigo segundo.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8032.htm

Esse item trata da Isenção do Imposto para livros, jornais, periódicos, enfim textos importados.

Atualmente podemos ver um sem número de vídeos na Internet, de pessoas que ensinam desde programação até cortes de cabelo!

De onde essas pessoas aprenderam isso? Eu mesmo ministro aulas no Youtube sobre Arduino. Eu não teria aprendido eletrônica nos anos 1990 se não fosse a facilidade em comprar livros importados!

E acredito que muita gente também estaria desempregada, passando necessidade na crise em que vivemos atualmente, não fosse estudar os livros "gringos" no passado...

Sim isso faz mais de 20 anos! Olha só o tempo que leva para um pequeno gesto movimentar uma geração na educação.

As Editoras no Brasil faliram? Muito pelo contrário! Se beneficiaram, pois houve uma injeção de novos profissionais: os Tradutores!

Basta ir a uma livraria técnica e verificar que, além de você encontrar todos os livros gringos ali, ao alcance das mãos, existem muitos autores nacionais e também editoras com seus próprios tradutores lançando versões em português dos livros mais vendidos.

Novas editoras gringas apareceram em solo Tupiniquim! Eu aprendi Visual Basic 5 através da bíblia que a McGralHill lançou em português!

Eu não teria capacidade técnica para ter lançado o Curso Arduino em 2011 não fosse meu estudo em livros durante 20 anos.

Muitos podem pensar que é bobagem, pois temos tudo à mão hoje em dia com a Internet. Mas estudar eletrônica nos anos 1990 era outra história!

A Internet se restringia a um grupo de doidos na madrugada conversando pelas BBS's e IRQ's do mundo.

Sim a gente conversava na madrugada, pois a telefonia só cobrava um único pulso depois da meia-noite. Era mais barato!

Tem que ser artista para ser tecnólogo no Brasil! Não é fácil! Nerd sofre :)

Hoje temos essa maravilha da Internet e agora a IOT, do inglês, Internet das Coisas! Que coisa né?

Quem já consertou um Modem de 2400 Bps e fez um motor acionar pela porta paralela do computador sabe que não se fazia isso sem um bom livro!

E revistas! Saudoso Professor Bêda! Quem lembra dele? Eu acho que ele lançou centenas, senão milhares de edições de revistas sobre eletrônica.

Até 2010 ele ainda possuia sua loja na General Osório, centro de SP. Passei lá recentemente e ele parece ter falecido ou saiu do ramo.

É isso aí Ministro! Cadê os deputados? Vamos abrir esse mercado de Chips Eletrônicos para daqui 20 anos nossos filhos poderem estar encabeçando os países de primeiro mundo?

Conto com Vossas Excelências!

Grande Abraço,
Renato Aloi







Nenhum comentário:

Postar um comentário