terça-feira, 25 de agosto de 2015

Arduino, Estamos Contigo! - Guerra dos Clones


A Guerra dos Clones começou!

Que venham os Clones! - Diz Massimo Banzi, criador do Arduino


Passados 10 dias de Julho do ano 2013, Massimo Banzi, criador da plataforma Arduino, cansado em dar depoimentos sobre as versões Clones do Arduino, lançou um artigo em seu Blog explicando tim-tim por tim-tim o que pensa e sente sobre o assunto.

Para quem não entende inglês, tente usar algum tradutor online para ler, pois vale a pena.

Vou tentar reproduzir algumas partes aqui, pois o texto é longo. Nele fica visível a frustração de um cientista em compartilhar tecnologia com o mundo e ao mesmo tempo sobreviver em um mercado especulativo e voraz, que só enxerga o lucro, mesmo que por trás de uma boa intenção.

Eu já declarei isso em aulas do Curso Arduino que a plataforma Arduino foi criada em vista de uma necessidade, não para gerar lucro para grandes empresas ou países gananciosos!

Massimo Banzi, David Cuartialez e outros estudantes criaram essa plataforma para atender uma demanda de outros estudantes, que como eles, não tinham dinheiro para comprar um BasicStamp, ou outra plataforma de desenvolvimento de hardware.

No texto traduzido abaixo, Massimo Banzi detalha sua frustração e a necessidade de criar a Marca Arduino para determinar a qualidade do produto e não deixar a plataforma cair em desgraça por causa de Clones chineses mal feitos.

“Quando criamos o Arduino, uma das coisas que decidimos logo no início era que nós queríamos publicar os arquivos dos esquemas elétricos, assim as pessoas poderíam logo fazer suas próprias versões ou apenas uma cópia exata, caso não pudessem comprar em uma loja local.
Eu penso que contribuímos para popularizar o conceito de plataforma aberta (open hardware) e podemos ver o resultado pela quantidade de Arduino-compatíveis lançadas no mercado diariamente.
Depois que a plataforma começou a se popularizar, tivémos dificuldades em modelar o negócio comercialmente e sustentar nosso trabalho, buscando sempre inovação em projetos. Mas também nos demos conta que precisávamos uma forma de garantir as pessoas que:
  • Elas estão comprando um produto de qualidade que substituirá qualquer dispositivo defeituoso, caso problemas ocorram
  • Elas estão contribuindo com uma comunidade que valoriza filosofia open-source e o compartilhamento de conhecimento.
Decidimos que a melhor forma era registrar a marca do Arduino e criar um logo que representaria os produtos sancionados por nós.
…” – Massimo Banzi
Tradução livre por Renato Aloi


Ao continuar a ler o Blog, vemos que Massimo Banzi declara que apenas as empresas SmartProjects, SparkFun e DogHunter possuem autorização oficial para imprimir o logotipo do Arduino em suas placas.

Indo além, ele separa os tipos de Arduinos que não são fabricados pelas empresas autorizadas da seguinte forma:
  • Clones – Cópia exata ou quase exata das placas Arduino (mas que não usam a marca do Arduino, exemplo: BlackBoard da Robocore, ou então o Funduino)
  • Derivative – Derivados da plataforma Arduino
  • Arduino-compatíveis – Produtos que trazem (as vezes) características do Arduino, sendo que na maioria das vezes apenas copiam a ordem da pinagem
  • Contra-feitos – Categoria dos clones que imprimem a marca do Arduino para se passarem por originais. Essa é a categoria mais repudiada pela comunidade e pelo próprio Massimo Banzi!



Aqui quero deixar registrada mais uma tradução livre minha do texto original do Massimo Banzi, sobre o que ele considera a categoria mais interessante: Derivatives!


“- Derivatives
Um segmento mais interessante para nós é o que podemos chamar de Derivativos. Estes produtos são derivados da plataforma Arduino, mas inovando de alguma forma, fornecendo um layout diferente e características que atendem um mercado específico. Estes são os produtos que também ajudam o Arduino se tornar tão indispensável. – Massimo Banzi


Exatamente nessa categoria a Serial Link vem trabalhando para “se encaixar”, durante últimos 4 anos. E agora finalmente estamos lançando produtos derivativos do Arduino, contribuindo ainda mais com a Comunidade e atendendo ramos específicos do mercado brasileiro!
Exemplo: Arduino Supervisório Automation

http://seriallink.com.br/web/index.php?r=produtos/placaarduinosupervisorioautomation

Nenhum comentário:

Postar um comentário