sábado, 29 de agosto de 2015

Energia Elétrica & Eletrônica na Escola

Bom dia!

Hoje vamos falar da energia elétrica na escola! Desde que comecei a produzir o Curso Arduino, das primeiras dúvidas dos alunos, até hoje em dia, sempre foram sobre eletricidade.

As crianças atualmente "nascem sabendo" eletrônica. Meu filho de 1 ano e 4 meses já sabe qual botão do controle remoto que liga a TV! Já sabe mexer no smartphone!

Mas eu tenho que afastar ele toda vez das tomadas. Ele não entende porque não pode mexer na tomada!

Como explicar para seu filho que o smartphone com toda aquela luz não machuca, mas que 2 furinhos na parede são perigosíssimos!?

Como explicar isso para uma criança? Uma tomada não acende quando você chega perto. Ela não tem senha ou figura de desbloqueio.

Nada! Energia elétrica é tratada no mundo como se fosse um cano aberto!

Quem já teve um cano estourado dentro de casa sabe a molhadeira que acontece!

Com a tomada é a mesma coisa! É um cano aberto capaz de eletrocutar um adulto!

Mesmo assim, muitos adultos formados e doutorados não sabem o que é a energia elétrica!

As escolas durante anos ensinaram a história religiosa e política do Brasil, e do mundo, mas ninguém contou a história da eletricidade!

Não existe um curso regular sobre elétrica/eletrônica na formação de um aluno do ensino médio. Existem escolas particulares que inserem essas matérias por conta própria em seus currículos, mas eletrônica nunca fez parte das matérias básicas, vejamos:

  • Português
  • Matemática
  • Ciências
  • Biologia
  • Educação Moral e Cívica
  • Religião
  • Inglês
  • Física
  • Química
  • Álgebra
  • Educação Física 
  • História
 Cadê a bendita eletrônica? Estou tentando lembrar mais matérias do ensino básico, mas não consigo nem chegar perto da eletrônica!

Quem estudou na escola dos anos 1990 hoje em dia sabe coisas como:
  • Quem era Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares;
  • Fórmula de Báskara;
  • Fazer uma garrafa de leite (de vidro!) engolir um ovo cozido;
  • Aprendemos que mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular;
  • Que quando bate um trem em outro a 60Km/h faz um belo estrago...
São esses tipos de coisas que aprendemos na escola e depois nunca mais usamos na vida!

Quantas vezes tivemos que copiar ditado no caderno só pra treinar a caligrafia?

Agora vem a pergunta que não quer calar!!! Algum aluno do ensino básico aprende o que é um trifásico? Ele sai da escola sabendo que não pode chegar perto da rede de alta tensão?

Nossos alunos sabem o que é alta tensão? E sabem a diferença entre corrente contínua e corrente alternada?

Eu lá quero saber onde ficava Quilombo dos Palmares! Nossas crianças querem aprender quem foi Nicola Tesla, Edison, Graham Bell!!!

Quem são esses? Ensinam na escola?

E o Professor Beda? Aparece nos livros de história da eletrônica como pioneiro em eletrônica? E que ele era autodidata? Nunca frequentou uma faculdade e aprendeu tudo sozinho, apenas lendo livros e revistas importadas!?

E ele aprendeu inglês sozinho também!

Eu sei que nem todos conseguem/querem ser assim, mas o básico sobre eletricidade e eletrônica deveria ser incluído no currículo do ensino básico.

Eu estou com medo de começar um Curso Arduino sobre eletrônica, pois minha audiência não está pronta para o que vou mostrar.

Eu tenho um vídeo em que eu acendo uma lâmpada segurando um fio com uma mão e a lâmpada com a outra e os pés na terra e a lâmpada acende!

Se eu mostrar esse vídeo no Youtube serei processado em segundos! E várias crianças, sem conhecer sobre eletricidade vão se machucar, tentando fazer igual. Vários pais vão fazer de tudo para eu retirar o vídeo do ar.

Criança é assim! Mostre a ela um urso de pelúcia e ela estará desinteressada em minutos. Mas faça o urso explodir e a criança lembrará desse urso a vida toda!

Alan Turin já dizia: pra que fazer uma máquina que imite o cérebro do humano adulto? Vamos criar uma máquina que simule o cérebro de uma criança!


E viva as crianças e sua curiosidade nata!

Abraços,
Renato

Um comentário:

  1. e verdade eram pra dar conhecimentos basicos sobre eletricidade ... quando vamos buscar o conhecimento sobre eletronica que chegamos em um curso temos que aprender o basico de tudo o que ja era pra gente ter estudado nas escolas .

    ResponderExcluir