segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Arduino ou Genuino?


Pessoal,

Boa tarde! Ontem fui baixar a nova versão 1.66 do ambiente de programação (IDE) do Arduino e descobri (na verdade confirmei, pelo novo banner de abertura do programa) que agora além das placas do Arduino, existem também placas chamadas Genuino!

Isso mesmo! Para ajudar a confundir mais um pouco a cabeça dos iniciantes, agora o Sr. Massimo Banzi, David Cuartialez e a equipe fundadora do Arduino estão brigando na justiça pela marca.

A confusão é tão grande que existem várias publicações sobre a história, incluindo esse post no site Embarcados:

http://www.embarcados.com.br/arduino-anuncia-marca-genuino/

E também essa versão mais completa no site BR-Arduino.org:

http://br-arduino.org/2015/02/arduino-x-arduino-entenda-a-briga-judicial-e-de-mercado-entre-os-co-fundadores-do-projeto.html

Na verdade eu li originalmente em um site gringo sobre o assunto chamado The Makers Workbench, nesse link abaixo:

http://www.themakersworkbench.com/articles/arduino-announces-new-us-made-genuino-brand-amidst-legal-battle-over-arduino-brand

Uma coisa que me chamou atenção foi o fato (que não foi citado nos sites brasileiros) do fundador da Adafruit, chamado Limor "Ladyada" Fried, ter se metido (ou ter sido o causador) do furdunço todo...

Pelo que entendi toda confusão foi causada por um depoimento de Limor na Bay Area Maker Faire 2015, dizendo que a Adafruit já trabalhava junto com a Arduino.cc (vertente italiana da marca), produzindo software e hardware para a comunidade há 10 anos.

Inclusive ele disse já estar produzindo o Arduino Gemma em Nova Iorque! E agora vão produzir (na verdade já estão produzindo) Arduino em fábricas dos Estados Unidos da America (EUA).

Ao que parece isso enfureceu alguns dos membros fundadores do Arduino, que se separaram e decidiram usar a marca Arduino de forma separada, gerando a confusão judicial.

No final das contas sabemos que é apenas uma batalha de egos e que apesar de alguns dos fundadores garantirem que será uma coisa boa, eu acho que enfraquecerá a marca e a comunidade Arduino no mundo. Vou explicar porque acho isso.

Hoje quando falamos Arduino, estamos nos referindo a um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de Hardware, incluindo aquela famosa placa azul com o chip ATMega da linha MegaAVR da Atmel; e também um padrão de pinagem chamado Pinout REV3, que deu origem ao famoso Arduino UNO REV3; além um pacote de programas conhecido por IDE do Arduino.

Muita gente acha que a IDE do Arduino trata-se de um único programa, mas não é verdade, pois além de uma toolchain inteira da plataforma MegaAVR da Atmel, traz também o AVRDude e alguns outros programas que atuam nos bastidores, como o compilador GCC.

Esse conjunto de ferramentas, bem azeitado, entregue ao desenvolvedor pronto e integrado foi o que garantiu o sucesso da plataforma de desenvolvimento 8-bits que o PIC, da Microchip, nunca conseguiu oferecer ao iniciante.

Como a equipe fundadora do Arduino está se separando entre brigas judiciais e criando novas marcas, como é o caso do Genuino, apenas para indicar uma placa que não foi fabricada nos EUA, vai confundir demais o iniciante.

E a plataforma Arduino foi criada para o iniciante. Pois quem já é iniciado utiliza apenas a plataforma da Atmel, com os chips da linha MegaAVR. E ainda podem optar por usar o bootloader do Arduino (que na verdade foi escrito pela equipe da Atmel e apenas personalizado pela equipe do Arduino), pois como é código aberto, pode ser utilizado sem restrições, além de poder ser personalizado para as necessidades do desenvolvedor. Ou então não usar bootloader nenhum, o que ocorre também.

Resumindo, a equipe fundadora do Arduino, sem a marca "Arduino" vai afundar em processos e confusões, abrindo espaço para as grandes empresas nadarem de braçada nesse mercado, como a própria Atmel, além da Intel, Microchip, Samsung, entre outras...

Isso sem falar que os Chineses não estão nem aí e vão continuar clonando tudo e aproveitando a confusão para lucrar mais ainda!

E os iniciantes vão ficar sem saber se devem baixar o Arduino IDE Mainstream, ou o Arduino IDE 1.6.6 ou ainda o Arduino Studio 0.0.5 etc. Ou ainda se devem baixar do site Arduino.cc ou do Arduino.org

Isso tudo vai transformar a vida do iniciante um inferno! Pois já tem gente achando que o Arduino Zero é um substituto do Arduino UNO, sendo que o primeiro é 32-bits e o segundo é 8-bits, e que não tem nada a ver um com o outro.

Não é fácil explicar esse tipo de coisa para o iniciante e mesmo para quem contribui com material educacional não vai se arriscar a criar nada para uma plataforma tão instável.

Eu por exemplo prefiro em 2016 criar material educacional para o RaspberryPi do que para o Arduino Due ou para o Arduino Zero.

O fato é que na minha opinião, a equipe fundadora do Arduino não deveria ter saído da plataforma 8-bits. Puseram tudo a perder... Só espero que consigam a tempo reverter as brigas em coisas produtivas, pois o termo IoT já pegou e o Arduino vai perder espaço em breve!

Faz parte. Desenvolver tecnologia de ponta para um mercado que não sabe direito do que precisa ainda; e para uma indústria que não sabe exatamente o que produzir ainda, é assim mesmo! Vamos aos trancos e barrancos.

O fato é que 2015 foi um ano muito ruim para todos. Vamos esperar coisas boas para 2016!

Abraços,
Renato Aloi

2 comentários:

  1. Cara, material muito massa no seu blog, comecei estudar sobre arduinos para um projeto em especifico e agr me vejo assistindo suas aulas desde o começo (lançadas em 2011) para relembrar a parte de programação e adequá-la ao arduino. Muito bem explicado. Parabéns.

    ResponderExcluir