domingo, 13 de dezembro de 2015

Comentários do Curso Arduino na Redes Sociais

Bom dia Pessoal!

Estou aqui trabalhando em novos vídeos, novas parcerias e novo material para 2016, mas percebo que infelizmente não consigo acompanhar os comentários em todas as redes sociais...

Recebo atualizações dos comentários do Youtube pelo email, mas não posso responder pelo próprio email, pois é um endereço sem resposta, ou seja noreply@youtube.com. Então o Youtube disponibiliza um botão onde eu clico e vou para meu próprio vídeo para responder. O problema é que tenho que carregar meu próprio vídeo, todas as propagandas e sugestões de vídeos dos outros canais só para poder responder uma dúvida...

E para piorar ainda o Youtube restringe o texto que pode ser escrito, onde não posso indicar links, nem nada. Não posso indicar nem um tutorial em PDF ou outro site com tutoriais. Não posso indicar nem outros vídeos, pois o Youtube não tem uma ferramenta para auxiliar na digitação e pesquisar outros vídeos existentes.

Eu sei que existe o painel da Comunidade no Estúdio de Criação, dentro do sistema administrativo do Youtube, mas por algum motivo que não sei explicar os comentários que estão lá não batem com os que chegam por email...

Isso sem falar que o Youtube por algum motivo fica classificando mais de 50 mensagens por mês como Spam...

Resumindo é quase impossível acompanhar e responder os comentários...

Já o Blog, este onde escrevo eu consigo moderar os comentários, mas não consigo responder diretamente para o usuário que publicou...

Então muitas perguntas que são feitas eu tenho que bloquear a publicação e não tenho como entrar em contato diretamente com o aluno para orientá-lo a utilizar o Fórum do Curso Arduino no endereço http://www.seriallink.com.br/forum

E as mídias sociais como Facebook ou Twitter eu nem sei por onde começar a dar suporte... Acho que não foram feitas para isso. Existem grupos para tirar dúvidas, mas acho que servem mais para quem precisa de uma ajuda imediata e não é exatamente o tipo de suporte que ofereço.

O fato é que acredito que as dúvidas mais importantes são as que ajudam mais de uma única pessoa em um único momento. Uma dúvida respondida precisa ajudar várias pessoas que tenham a mesma dúvida e precisa ser encontrada de forma fácil e possa ser atualizada. Isso é muito importante, pois as vezes uma novidade aparece, uma outra solução se mostra mais fácil e essa atualização precisa ser feita na resposta de uma dúvida.

Mas a Internet é uma coisa engraçada, pois tudo muda muito rápido. Alguns anos atrás a maioria das pessoas acessavam a Internet pelo computador em casa ou no trabalho. Hoje em dia, todo mundo possui um celular na mão e acessa a Internet no momento que quiser, até dirigindo, ou no banho, ou ainda da fazenda, no final de semana.

Não existe mais esse negócio de "esperar" ir para casa ou ir para o trabalho para postar uma dúvida...

Além disso, os fóruns e listas de discussão se tornaram obsoletos e não possuem layout compatível com os novos dispositivos moveis utilizados para acesso a Internet. Hoje em dia é muito mais fácil e confortável postar uma dúvida em um grupo do Facebook do que ter que se registrar em um fórum com layout que tem que ser expandido com o dedo a cada refresh de tela...

E atualizar todo esse ferramentário é complicado e custoso!

A Internet não é centralizada, então as pessoas nunca "chegam" pelo mesmo lugar. Algumas pessoas descobrem o canal do Curso Arduino pelo site, ou então por assistir um vídeo antigo, ou ainda por um post no Blog, ou por uma dúvida no forum, ou ainda por um anúncio do Facebook.

O grande desafio é tentar juntar tudo isso em um portal, em um lugar que mesmo que as pessoas "cheguem" ao conteúdo pelos mais diversos links e atalhos, elas possam acessar um site ou um repositório para tirar dúvidas e que reúna todo material existente sobre Arduino, como se fosse uma lista telefônica, onde todos os recursos estejam disponíveis, sejam eles concorrentes ou não.

Esse é o grande desafio atual da Internet e que o Google sozinho com seu monstruoso sistema de pesquisa já não está mais dando conta de resolver sozinho...

Que venha 2016 com novos desafios! Um feliz Natal para todos Arduineiros e um próspero Ano Novo!

Abraços
Renato Aloi

2 comentários:

  1. Prof Renato, parabéns e obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Assisti um vídeo seu por acaso e me apaixonei pelo Arduino. Mesmo não conhecendo nada de eletrônica, me encorajou e agora vou botar a mão na massa! Mais uma vez obrigado e um ótimo final de ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis Carlos, você será surpreendido todos os dias com essa mini e poderosa ferramenta. Siga em frente!

      Excluir